As principais regiões ervateiras do Brasil estão localizadas na região sul. A cidade de São Mateus do Sul no Paraná, Canoinhas em Santa Catarina e o Vale do Taquari no Rio Grande do Sul, compreendendo as cidades de Arvorezinha e Ilópolis, são os principais polos ervateiros do país.

Regiões Ervateiras

Com passos simples é possível fazer essa bebida que é sucesso no sul do país e que não é consumida diariamente no restante do país, principalmente por não saber fazer. Mas agora seus problemas acabaram, até o final deste artigo você vai se tornar um expert no assunto. Antes de tu ires mateando, tens que dar um trato na cuia para que o mate não te faça nenhum mal.

Para preparar o chimarrão você vai precisar de:
Erva-mate para chimarrão;
Cuia;
Bomba;
Um aparador (pode ser uma tampa plástica lisa);
Uma térmica com água quente.

Modo de preparo do Chimarrão:
1 – Preencher a cuia (recipiente) com 2/3 de erva-mate para chimarrão.

2 – Tapar a cuia e incliná-la ao ponto de encostar a erva-mate num lado. Pode-se utilizar um aparador, prato ou até mesmo as próprias mãos para tapar a cuia.

3 – Na parte vaga você deve colocar a água morna (apenas para começar seu chimarrão). Colocando água morna você não queima a erva-mate e não deixa seu chimarrão amargo. Nas demais cuias a água correta é aquela que chia na chaleira ou 64ºC, sem deixá-la ferver.

4 – Tape a boca da bomba com seu dedo polegar e coloque-a dentro da cuia descendo-a rente à sua parede, para que não fique ao meio da erva e não tranque seu chimarrão. Se a água descer após você retirar o dedo da bomba, seu chimarrão estará pronto.

5 – Agora só falta saborear a deliciosa Erva-mate. Se preferir use um filtro para a bomba. O filtro impede o entupimento da bomba, desta forma você se concentra unicamente em apreciar o sabor da erva-mate.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *